Painelistas

PAINEL 1:
PESQUISA E INOVAÇÃO CORPORATIVA EM SEGURANÇA PÚBLICA

Carolina Valladares
Guimarães Taboada

(Coordenadora de Estudos e Pesquisas/DEP/SENASP)

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio e mestre em Development Management pela London School of Economics and Political Science. Estagiou no Instituto Cervantes e na Missão Permanente do Brasil para as Nações Unidas, em Nova York. Foi assistente de pesquisa e Assessora de Projetos do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, sediado no CPDOC, e pesquisadora nas áreas de segurança pública e inovação em políticas públicas na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP). Foi gerente de projetos do Programa de Transparência Pública  da FGV (Direito Rio/EBAPE).
É pesquisadora de segurança pública e políticas de drogas do Instituto Igarapé.

Del. André Luiz Bermudez Pereira

(Diretor da Acadepol – PCSC)

Doutorando em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui graduação na Faculdade de Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-graduação pela UNIDERP – especialização em Ciências Penais (Formação para Magistério Superior). Atualmente exerce a função de Delegado de Polícia em Santa Catarina, atuando como Diretor da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina. Integra o Conselho Superior da Polícia Civil de Santa Catarina. É professor titular das disciplinas de Procedimentos de Polícia Judiciária (PPJ) e  Teoria Geral da Investigação Criminal (TGI) na  Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL)

Fabricio Colombo (Diretor da Universidade Corporativa da PRF – UNIPRF)

Chefe do Núcleo de Controle Interno PRFSC e Presidente de CPADS (2023). Atualmente é o Diretor da Universidade Corporativa da PRF –  UNIPRF (2023). Foi superintendente da PRF em SC (2016/2017). Assessor do Ministério  Público Federal em SC (MPF de 2009-2011). Assessor do Ministro do Trabalho e Emprego  (2007-2009), Assessor na Corregedoria Geral da União (CGU) em Brasília (2004-2007). É especialista em Gestão Pública (ENA – 2006),  possui extensão em Gerência Policial (UNB – 2003) e graduação em Direito (UFSC – 2001). Presidiu inúmeros processos disciplinares de apuração de desvio de conduta de servidores  públicos federais para a CGU. Por 16 anos dedicou-se à docência em escolas de governo, preparando servidores públicos ao  exercício de suas funções públicas em cursos de formação profissional. Em sua experiência com  controle e correição, auxiliou na criação de Corregedorias em Universidades Públicas  Federais, com destaque para UNILA-PR e a UFPE, em Pelotas-RS.

Tenente-coronel PM Fred Hilton Gonçalves da Silva  (Diretoria de
Pessoal da Polícia Militar de SC)

Formado pela Academia de Polícia Militar da Trindade. Atualmente é Tenente Coronel na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.  Tem experiência na área de Segurança Pública e  Gestão, com ênfase em Administração em  Segurança Pública e Gestão Estratégica.  Docente nas áreas de formação e  aperfeiçoamento técnico na Polícia Militar.  Também se dedica a teologia onde possui  Bacharelado em Teologia pela Universidade da  Grande Dourados 2020.

Daniel Russo

 (Perito Criminal Federal) Coordenador-Geral de Gestão e Governança de TIC na Subsecretaria de TIC do Ministério da Justiça e Segurança Pública

É Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal desde 2007, atuando como  Chefe da Divisão de Perícias do Instituto  Nacional de Criminalística – INC/PF. Trabalha com: Geoprocessamento Forense, Vestígios  Geoespaciais, Sistema de Inteligência  Geográfica da PF – INTELIGEO. Tem MBA em  Planejamento e Gestão Ambiental (2005), além  de graduação em Geologia pela Universidade de  Brasília (2002) e graduação em Eng. Civil (2019) pelo IESB.

 

Prof. Dr. Mario Sergio Salerno

Professor Titular da Escola Politécnica da USP

Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde coordena o  Laboratório de Gestão da Inovação. Apoia a  implantação e melhoria de sistemas de  organização e gestão da inovação em empresas  estabelecidas (atualmente, contrato com a Polícia Federal) e apoia empreendedores de  empresas intensivas em conhecimento a mitigar incertezas nos ecossistemas de negócios. Coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro do Conselho de  Orientação do Instituto de Pesquisa  Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT),  nomeado pelo Governador do Estado (2010- 2019), e do Conselho Técnico-Científico do  Instituto Nacional de Tecnologia (INT, 2008-2015), nomeado pelo Ministro da Ciência,  Tecnologia e Inovação. Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Diretor do Instituto de Pesquisa  Econômica Aplicada (IPEA).

PAINEL
2: TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA

Major PM Gabriel Correa (PMSC)

Major da Polícia Militar de Santa Catarina com formação na área do Direito e Tecnologia. Instrutor e Multiplicador de Tiro Policial  Militar, Documentos Operacionais e Tecnologia. Especialização em Especialização Lato Sensu em Gestão de Ordem Pública. Na  Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina, FAPOM. Especialização em Gestão do Meio Ambiente: Políticas Públicas, Direito e Análise Ambiental. Na Faculdade de Ensino Superior  Dom Bosco. Graduação em Gestão da  Tecnologia da Informação. Centro Universitário Internacional, UNINTER e Graduação em  Direito. Associação Catarinense de Ensino, AC.

Del. Gustavo Madeira (Diretor de Inteligência da PCSC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em “Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente” pela  Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP).  Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio  Grande do Sul (UFRGS), Especialização em  Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade  do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e  Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) onde ministra aulas nos cursos de formações iniciais de policiais civis e guardas municipais e pós- graduação. É membro do Núcleo de Pesquisa  em “Inteligência, Gestão e Tecnologia para  Inovação” vinculado ao PPGEGC/UFSC.  Atualmente, é Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa  Catarina (PCSC) onde exerce a função de Gerente de Planejamento e Avaliação  e Gestor de Portfólio do Núcleo de Projetos da PCSC.

Perita, Andrea Alves Guimarães Dresch (Polícia Científica de Santa Catarina)

Graduada em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do  Paraná (2005), com especialização em Gestão  da Segurança Pública com Ênfase em Perícia  pela Faculdade Educacional de Araucária (2013) e mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica  Federal do Paraná (2015). Tem experiência na área de Telecomunicações, tendo atuado  como engenheira de testes. incluindo centrais  telefônicas, gateways, softswitches, servidores  de aplicação. Atualmente, é Perita Criminal no  Setor de Perícias em Áudio e Imagens do  Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina,  onde atualmente é Perita Criminal no Setor de  Perícias em Áudio e Imagens.

Jeferson Tadeu de Souza

(Ex Diretor de Tecnologia
da Polícia Rodoviária Federal- DF)

Doutorando em Administração (UnB) na área de análise de dados em grafos; mestre em Administração Pública com pesquisa na área de  Gestão de TI; especialista em Gestão  Estratégica de TI, em Gestão de Projetos; pós- graduado em governança e Compliance pela  Universidade de Brasília. Ex-Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da  PRF, foi Coordenador Geral de Desenvolvimento de Sistemas da SG-PR,  participou de projetos de desenvolvimento de  sistemas estruturantes para o Governo Federal.  Idealizador e gerente Projeto de Gestão do  Conhecimento (Projeto Saber/WikiPRF);  gerente de projeto e desenvolvedor do Sistema Nacional de Remoções da PRF –  SISNAR V (2015-2018). 

PAINEL 3: MESTRADO INTERINSTITUCIONAL: A EXPERIÊNCIA DO MJSP E O PPGEGC

Cel. BM Maristela Xavier dos Santos

(Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe)

Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de  Sergipe (CBMSE), exercendo a função de  assessora técnica institucional. Graduação em  em Direito – Universidade Tiradentes  (2011), Publicidade e Propaganda – Universidade Tiradentes (2005) e Ciências de  Defesa Social pelo Instituto de Ensino de  Segurança do Pará (2003). Pós Graduação em Direito Penal e Processual -Universidade  Tiradentes. Curso de Especialização em  Segurança Pública- Academia de Polícia Militar  da Bahia/Universidade Estadual da  Bahia(2012) e Curso de Gestão Estratégica  em Segurança Pública Instituto de Ensino e  Pesquisa – Academia de Polícia Militar da  Bahia(2019). Experiência na área de gestão em  segurança pública, direito militar, conciliação,  comunicação organizacional integrada, defesa civil, logística.

Ten. Cel. Marsuel Botelho
Riani

(Polícia Militar do Espírito Santo)

 

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento com Ênfase em Segurança  Pública (UFSC – MJSP). Especialista em  Políticas e Gestão em Segurança Pública pela  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),  e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).  Possui graduação em Direito pela UFES e Curso  de Formação de Oficiais pela Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do  Espírito Santo. Tenente-Coronel da Polícia  Militar do Espírito Santo, com Curso de  Aperfeiçoamento de Oficiais pela Universidade  Vila Velha (UVV). Atuou como tutor da  Secretaria Nacional de Segurança Pública  (SENASP) e professor universitário nas  Faculdades Associadas do Espírito Santo  (FAESA). Tem experiência na área de  Educação, com ênfase em ensino- aprendizagem, atuando principalmente nos  seguintes temas: técnicas não letais, direitos  humanos, policiamento ostensivo, gerenciamento de crises, uso proporcional da força, tiro defensivo na preservação da vida, armamento e  equipamento policial e doutrina de controle de distúrbios civis.

Del. Marcio Belchior de Macedo

(Polícia Civil do Estado de Rondônia)

 

Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001).  Especialista em Gestão da Segurança na  Sociedade Democrática pela Universidade  Luterana do Brasil (2009).  Atuou como Professor Titular junto a Academia de Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia. Mestrando  junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do  Conhecimento – Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento com ênfase em Segurança Pública ofertado pela  Universidade Federal de Santa Catarina (2022)
em parceria com o Ministério da Justiça e  Segurança Pública. Concludente do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar  do Estado de Rondônia – CAO – 2020, com a respectiva a defesa do Trabalho de Conclusão  de Curso. Nomeado e empossado no cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia em 04/05/2005, exerce,  atualmente, suas funções junto a Corregedoria- Geral de Polícia Civil do Estado de Rondônia. 

Perita Criminal Melisa
Porto Tronchini 
(Polícia Científica do MS) 

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (2000). Atualmente é perita criminal –  Coordenadoria-Geral de Perícias.  Tem experiência na área de Perícia Criminal,  atuando principalmente nos seguintes temas: genética forense, toxicologia forense, química  forense, gestão da qualidade e segurança pública.

Profa. Dra. Gertrudes Dandolini

(EGC/UFSC)

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Licenciada  em Matemática pela UFSC. Foi coordenadora e  subcoordenadora do Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do  Conhecimento (PPGEGC) entre 2016-2017 e  2018-2019, atualmente é líder do Grupo de  Pesquisa Inteligência, Gestão e Tecnologia para  Inovação (IGTI) e membro do ENGIN –  Engenharia da Integração e Governança do  Conhecimento. Ministra na graduação: Teoria  Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e  Gestão da Inovação. Linhas de pesquisa: Front End da Inovação, Inteligência para  Inovação, Gestão de Inovação, Inovação Social  e Universidade Corporativa.

Prof. Dr. Roberto Carlos Pacheco

(Coordenador EGC/UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC,  1996) e professor do departame nto de  Engenharia do Conhecimento da  UFSC.  Participou da criação e coordena o Programa de  Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do  Conhecimento (EGC/UFSC). Foi pesquisador  instituidor do Instituto Stela. Atua em comissões de assessoria técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC, OPS/BIREME). Coordenou projetos de plataformas digitais públicas, incluindo Plataforma Lattes (CNPq, 1997-2004), Rede ScienTI (internacionalização da Plataforma Lattes, que a levou a 11 países, 2001-2003), Portal Inovação (CGEE/MCTI, 2004-2013); Portal SINAES (INEP/MEC, 2005-2007), Plataforma Aquarius (CGEE/MCTI, 2011-2013), Portais de Competências em Vigilância Sanitária (DC-VISA – Anvisa, 2007) e Educação Ambiental (DC-SIBEA – MMA, 2007), Sistema de  Indicadores para as FAPs (SIFAPS – CONFAP,  2009-2011) e Universidade Corporativa Pública  e em Rede (MAPA/ENAGRO, 2015- 2016). É coeditor da 2ª Edição do Oxford  Handbook de Interdisciplinaridade (2017) e  coeditor em obra da trilogia de  Interdisciplinaridade no País, liderada pelo Prof Arlindo Philipi Jr. Atualmente é líder do Grupo  de Pesquisa. Coprodução de Commons Digitais. 

Carolina Valladares Guimarães Taboada (Coordenadora de Estudos e Pesquisas/DEP/SENASP)

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio e mestre em Development Management pela London School of Economics and Political Science. Estagiou no Instituto Cervantes e na Missão Permanente do Brasil para as Nações Unidas, em Nova York. Foi assistente de pesquisa e Assessora de Projetos do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, sediado no CPDOC, e pesquisadora nas áreas de segurança pública e inovação em políticas públicas na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP). Foi gerente de projetos do Programa de Transparência Pública  da FGV (Direito Rio/EBAPE).
É pesquisadora de segurança pública e políticas de drogas do Instituto Igarapé.

PAINEL 4: GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADO AO SETOR PÚBLICO

Profa. Isabel Ramos, Dra. (Universidade do Minho)

Isabel Ramos is Associate Professor (PhD, Habilitation) at the Department of Information Systems of the University of Minho in Portugal. She has a PhD in Information Technologies and Systems, specialization in Information Systems Engineering and Management, since 2001. Isabel Ramos was Director of the Doctoral Programme in Information Systems and Technologies (2014-2019) and President of the Portuguese Association for Information Systems. Isabel Ramos is past President of the Portuguese Chapter of the  Association for Information Systems and  resident of the Portuguese Association for Information Systems. She is the elected Chair of the Technical Committee 8 (Information Systems) of IFIP – International Federation for Information Systems, as well as the Portuguese representative. She was member of the AIS Communications Committee and the AIS LEO award Committee.

Profa. Maria Jose Sousa, Dra. (Instituto Universitário de Lisboa)

Maria José Sousa (PhD em Gestão, com Agregação em Gestão e Gestão Pública) é Pró-Reitora para o  Desenvolvimento do Ensino à Distância e docente e investigadora do ISCTE/Instituto  Universitário de Lisboa. Especialista em Educação  Digital e Competências Digitais, tendo assumido uma posição de pós- doutoramento de 2016 a 2018. Trabalhou como especialista, num projeto da Comissão  Europeia para a criação de uma nova categoria de  competências digitais a integrar no European Innovation Scoreboard (EIS). Foi  membro da Comissão Coordenadora do  Doutoramento em Gestão, da Universidade  Europeia. Foi também Investigadora Sénior do  GEE (Gabinete de Estratégia e Estudos) do  Ministério da Economia Português, responsável  pelas Políticas de Inovação, Investigação e  Empreendedorismo, e Gestora de Conhecimento e  Competências na AMA, IP, Agência para a  Modernização Administrativa (Ministério da  Presidência e do Conselho de Ministros). Também foi Gestora de Projetos do Ministério do  Trabalho e Emprego, responsável por Projetos de  Inovação e Projetos de Avaliação e  Desenvolvimento das Qualificações. Os seus  interesses de investigação atualmente são as  políticas públicas de Inovação e Educação. É  autora best-seller em temas como Métodos de  Investigação, Tecnologias de Informação e Gestão  de Pessoas. É editora convidada de mais de 5  edições especiais da Elsevier e Springer. Foi Presidente da ISO/TC 260 – Gestão de  Recursos Humanos, representando Portugal na  ISO – International Organization for Standardization. Coordenou/na vários projetos europeus de inovação (financiados  por programas como Erasmus+, Horizon Europe e ICMPD) e é também External Expert of COST  AssociationEuropean Cooperation in  Science and Technology.

Prof. Antonio Lucas Soares, Dr. (Universidade do Porto)

Local: Auditório

Professor Associado no Departamento de  Engenharia Informática da FEUP e investigador  no INESCTEC.A sua área de especialização é  Sistemas de Informação em aplicações a redes  colaborativas e gestão da informação e conhecimento, particularmente em organizações  industriais. O  seus interesses de investigação  incluem sistemas sócio-técnicos, representação do  conhecimento, plataformas digitais para  colaboração, design science research. Ensina Análise de Sistemas, Engenharia de  Requisitos, Gestão da Informação e Metodologias de Investigação. É atualmente  coordenador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais do INESCTEC.

PAINEL 6: CIBERSEGURANÇA APLICADAS À SEGURANÇA PÚBLICA

Leandro Berti (Presidente CIASC)

 

Presidente da Associação Brasileira de Nanotecnologia – BrasilNano, foi Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras e Coordenador Geral de Tecnologias Estratégicas do Departamento de Políticas e Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estruturantes da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI/MCTIC, atuou como Secretário Executivo do API.nano e Pesquisador da Fundação CERTI. O API.nano é o primeiro e único Cluster de inovação em Nanotecnologia no Brasil, sediado na Fundação CERTI, no Sapines Parque. A rede cooperada é composta de 115 representantes da indústria e academia para o desenvolvimento sustentável da Nanotecnologia no Brasil. Possui experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Negociação Internacional, Contratos, Licenciamento; Diretor Executivo da  Advanced Nanosystems, empresa que desenvolve nanofluídos inteligentes; Pós-doutor em Nanobiotecnologia no InteLAB, UFSC; Doutor em Nanotecnologia pela Universidade de Sheffield – Inglaterra em 2010. Formado pelos precursores da Soft Nanotecnologia Pro Vice Chancellor for Science Prof Anthony J Ryan, OBE e Pro Vice Chancellor for Innovation and Research Prof Richard A L Jones, FRS. Tony é o primeiro Media Fellow da Royal Science Academy e Richard Jones é editor da Nature Nano e foi conselheiro sobre Nanotecnologia para Inglaterra. Soft Nanotecnologia é a nanotecnologia voltada a entender como as Nanomáquinas existem na natureza funcionam de fato.

Dieter Erwin Christan (Solutions
Engineer, Approach Tec)

Com formação em Tecnologia de Redes pelo SENAI-CTAI e possuindo uma sólida experiência de mais de 15 anos em videomonitoramento e segurança cibernética. Com certificações de destaque, como Axis ACP e Milestone MCIT, MCIE e MCDE. Busca aplicar meu conhecimento e experiência para oferecer soluções inovadoras e eficazes em segurança digital e videomonitoramento

Vanio Rodrigues
(Vice-presidente de tecnologia do CIASC)

 

Vanio Rodrigues está no CIASC há mais de 40 anos. Desde 1997, atua como engenheiro com a função principal de projetar redes ópticas metropolitanas e de longa distância. De 2009 a 2015, foi coordenador de Infraestrutura de Redes no CIASC e, nos últimos oito anos, ocupou o cargo de Gerente de Data Center da empresa de 2016 a 2023, com experiência em Sistemas de Telecomunicações, projetos de Redes Ópticas e VoIP. Possui graduação em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e especialização em Tecnologia de Comunicação para Governo Eletrônico, pelo Centro de Educação Superior UNICA. Ainda, teve atuação como docente da graduação na Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, especialmente, na área de Rede de Computadores, entre 2009 e 2013.

PAINEL 7: ATITUDES EMPREENDEDORAS E
GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Luciana Campos (Oficial
de Inteligência da ABIN)

 

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). MBA em Economia e Gestão: Relações Institucionais e Governamentais pela  Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi chefe da Divisão de Produção e Superintendente substituta da Superintendência Estadual de Santa Catarina da Agência Brasileira de Inteligência entre outubro de 2021 a outubro de 2023 e chefe da Divisão de Relações Institucionais da ABIN.

Andressa Boer Fronza(Perita Geral
da Polícia Científica de SC)

Graduada em Fonoaudiologia (2008) e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (2010), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. É Perita Criminal da Polícia Científica de Santa Catarina (PCI/SC) desde 2011, atualmente Coordenadora de Projetos e Captação de Recursos da PCI/SC. Possui experiência com Perícias em Local de Crime e, principalmente, com Perícias em Registros de Áudio e Imagem, como Comparação Facial, Comparação de Locutores, Fotogrametria e Comparação de Padrões. É professora da Academia de Perícia da PCI/SC e de cursos de Pós-Graduação na área.

Del. Luciana do Amaral Alonso Martins

(Diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia – PF)

Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é Diretora da Academia de Polícia Federal. Atuou como Coordenadora-Geral de Ensino da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Ocupou a função de Coordenadora de Ensino da Academia Nacional de Polícia e da Divisão de Desenvolvimento Humano, ambas do Departamento de Polícia Federal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Liderança e Desenvolvimento Humano.

PAINEL 8: INQUÉRITO POLICIAL 4.0 E CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL

Wilson Leite da Silva Filho (Perito Criminal
da Polícia Científica de SC)

Perito Criminal na Polícia Científica de Santa Catarina desde o ano de 2009, sendo responsável principalmente por perícias em casos de  computação forense envolvendo diversos tipos de crimes digitais. Profissionalmente já atuou também como Especialista em Segurança da Informação na PRODESP em 2008 e Analista de Software Sênior na Multinacional Diebold de 1999 a 2008. Possui mestrado em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/USP, 2005), especialização em Segurança da Informação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2008). Já lecionou como  professor universitário ou em curso de formação de nível superior na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, na Faculdade da Polícia Militar de Santa  Catarina e nas áreas de crimes  cibernéticos, computação forense, segurança da informação e defesa cibernética em faculdades e universidades. Palestrante em eventos de Segurança da Informação. Graduação e  especialização em informática pela Universidade Mackenzie / SP (1999), tendo passado também pelo curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2015).

Del. Vytautas Zumas (Polícia Civil de GO)

Delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás, coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro PCGO, participou do Laboratório de Operações Cibernéticas e   implementou o Núcleo de Operações com Criptoativos da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado da SEOPI/Ministério da Justiça  e Segurança Pública. Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, pós-graduado em Ethical Hacking e Cybersegurança e mestrando em Digital Currency pela Universidade de Nicosia,  Chipre. Integrante do Grupo de Trabalho em Criptoativos do Departamento de Justiça dos  Estados Unidos.

Diego Roberto Barbiero (Promotor de Justiça, MPSC)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestrado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2021). Atualmente é professor da Escola do Ministério Público de Santa Catarina e promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.

PAINEL 9: INTEGRAÇÃO EM GRANDES EVENTOS/DESASTRES

Diego Oscar Nuñez (Psicólogo, Presidente da Federação Internacional de Psicologia de Emergência e Psicólogo de Negociação de Riscos Especiais)

Presidente de laFederación Internacional de Psicología> de la Emergencia. Presidente del
Capítulo de Psicología de la Emergencia e Intervención con víctimas en emergencias, urgencias, desastres y catástrofes de la Asociación Argentina de Salud Mental. Doctorando Educación Superior Universitaria (UAI). Docente de Psicología de la Emergencia en la Secretaría de Articulación Federal de la Seguridad del Ministerio de Seguridad de la Nación Argentina. Universidad Paulo Freire de Costa Rica-USA.  Especialista en Psicología Educacional y Psicología
de la Emergencia, Manejo del Estrés e Intervención con víctimas directa e indirectas (IPTS – Suiza). Ex Director del Instituto Universitario en Crisis y Emergencias, Cuidados de la Salud y del Medioambiente.
Coordinador y Docente de Salud Mental en Incidentes Críticos en la Carrera de Seguridad Siniestral en el “Instituto Universitario Policial Provincial Comisario General HC Juan Vucetich” del Ministerio de Seguridad de la Prov. de Buenos Aires. Coordinador del Curso de Negociación e Intervención Preventiva en Intento de Suicidios en Dirección de Riesgos Especiales de Superintendencia de Seguridad Siniestral y de  Dir. Provincial de Defensa Civil de la Provincia de Buenos Aires. Psicólogo de Emergencias y  Negociador en la Dirección de Riesgos Especiales.
Primer Bombero Psicólogo de Argentina. Docente  universitario en Argentina y el exterior. Investigador, coordinador de congresos y jornadas internacionales y nacionales, autor de artículos y libros. Director de Diplomados universitarios Internacionales sobre Psicología
de la emergencia, migración y apoyo humano, género, resolución de  conflictosnegociación y prensa en emergencias.

Stênio Pires Benevides (PRF) (Coordenador de Planejamento e Controle Operacional da PRF)

Coordenador de Planejamento e Controle Operacional da PRF. Policial Rodoviário Federal desde 1996. Pós-graduando em Ciências Policiais pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2022). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004). Instrutor da PRF das disciplinas de Policiamento e Fiscalização (PLF) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Chefe da Divisão de Planejamento Operacional, Coordenador-Geral de Operações substituto. Coordenação-Geral de Operações (2012 – 2014). Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito (2015); Superintendente da PRF no Ceará, SPRF-CE (2015 – 2017); Chefe de Gabinete substituto na Direção-Geral da PRF (2017 – 2018); Assistente do Diretor-Geral, Direção-Geral da PRF (2017-2019);  Superintendente da PRF no Piauí, Superintendência da PRF no Piauí – SPRF-PI. (2019 – 2021) e  Coordenador Nacional de Comando e Controle – CNCC, Diretoria de Operações (2021). Comitê Executivo de Governança Digital, no âmbito da Polícia Rodoviária Federal, 2022. Grupo de Trabalho para desenvolvimento de um Atlas de  Combate ao Crime e Operações Especializadas correlatas, no âmbito da Polícia Rodoviária Federal, 2022.  

Paulo Miamoto (Perito Odontolegista na Polícia Científica de Santa Catarina)

Atua nos Setores de Antropologia Forense e Odontologia Legal. Possui doutorado em Odontologia Legal pela FO-USP (2013), mestrado em Odontologia Social pela FO-USP (2010), especialização em Odontologia Legal pela FOP-Unicamp (2009) e graduação em Odontologia pela FOP-Unicamp (2006). Atuou como Antropólogo/Odontólogo Forense para o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (2019)(OHCHR-UN).Foi estagiário do IML de Santos-SP (2008), do Serviço de Antropologia Forense e Odontologia Legal (SAFOL) do IML de Goiânia-GO (2013) e do Laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal da FO-USP (OFLAB) (2013). Foi bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche no Laboratório de Morfologia e Antropologia Forense da Faculdade de Ciências da Universidade Masaryk em Brno,  República Tcheca (2013). Na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) (2016-2019), atuou como Professor Doutor das Disciplinas de Odontologia Legal e Anatomia nas graduações em Odontologia e Medicina, e nas Disciplinas de Domínio Conexo, com ênfase em Ética, Legislação e Deontologia Odontológica na pós-graduação (lato e stricto sensu). Foi coordenador do Curso de  Especialização em Odontologia Legal da SLMANDIC. Atuou como Perito Judicial nas  Comarcas de Santos/SP e Campinas/SP, em lides envolvendo responsabilidade profissional do cirurgião-dentista. Tem experiência no setor de saúde suplementar, na área de auditoria odontológica, atuando como auditor odontológico por cinco anos, em operadoras de planos de saúde de pequeno, médio e grande porte.  

Cap. BM Rubens José Babel Junior (CBMSC)

Capitão Bombeiro Militar no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Secretário do 11 Pelotão do Curso de Formação de Praças (CFP) de 2023 com sede na cidade de Rio do Sul –  SC. Pós – Graduado em Gestão de Riscos e Eventos Críticos – especialização Lato Sensu – pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar (IES) do CBMSC. Mestrando em Desastres Naturais do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (PPGDN) vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Educação Física (2009) – com  atuação plena – pela UFSC. Em 2011 finalizou o Curso de Formação de Soldados (CFSd) do CBMSC, bem como no ano de 2016 concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO) na mesma corporação. Tem experiência nas áreas de:  Salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar,  combate a incêndios estruturais e florestais, busca e resgate em estruturas colapsadas e deslizadas,  sistema de comando em operações (SCO),  vulnerabilidade social e gestão de riscos de  desastres naturais.Autor do Livro: Bravura e solidariedade no front. Narrativa do Bombeiro Militar que esteve com equipes de busca e resgate no  desastre natural da cidade de Presidente Getúlio-SC em 2020.