Palestra:
Inteligência de Segurança Pública: desafios da Gestão do Conhecimento
|
Del. Romano
Jose Carneiro da Cunha Costa
Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP MJSP
|
Mestre em Ciências Policiais: criminologia e investigação policial pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – ISCPSI, Lisboa-Portugal.
Graduado em DIREITO pela UNICAP. Especialista em: Direito Público pela Escola da Magistratura de Pernambuco – ESMAPE. Direito Público com ênfase em Direito Processual Penal pela Universidade Potiguar. Inteligência de Segurança Pública e Crime Organizado. Curso de Altos Estudos em Política e Estratégica da Escola Superior de Guerra/MD/RJ. Política e Estratégica pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Coordenador do Grupo de Trabalho do MJ/SENAS. Coordenador do Grupo de Trabalho do MJ/SENASP/2013 que revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública/DNISP.
|
Palestra:
Tecnologias, sistemas e perspectivas em policiamento e segurança
|
Comissário Charles Bolf
Adido da Polícia Nacional da França
|
Mandato de mais de três anos no Departamento de Segurança Pública nos Alpes-de-Haute-Provence e à frente das duas esquadras de polícia de Bas-Alpine.
Lotado no Bouches-du-Rhone a frente da direção Departamental de Segurança Pública (DDSP 13).
|
Palestra:
Os desafios da gestão da Segurança Pública na era da complexidade
|
Dr. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti – UFRJ
|
Pós-doutorado em ciência das redes e complexidade pela Rutgers University (EUA), em 2020.
Doutorado e mestrado em Informática – Université de Paris XI (Paris-Sud – 1993). Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Professor titular do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Coordenador do Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial), Editor da Revista Inteligência Empresarial, Ex Presidente da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), membro do Board do The New Club of Paris, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência das Redes, Complexidade, Gestão do Conhecimento, Avaliação de Ativos Intangíveis, Data Thinking, Open Data, Fake News a Learning and Development Specialist.
|
Palestra:
Como Compreender e Prevenir o Falso Reconhecimento de Suspeitos
|
Dra. Lilian Milnitsky Stein
PUCRS
|
Pós-doutorado pela Universidad de Barcelona, Espanha, na área das falsas memórias, com atuação pioneira no país em Psicologia do Testemunho. Psicóloga com doutorado em Cognitive Psychology – University of Arizona, EUA. Pesquisadora associada ao Centro de Direitos Humanos da Universidade de Oslo e da Fundação IMED.
Possui 30 anos de trajetória acadêmica e de pesquisa como professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nas últimas duas décadas tem se dedicado à formação e capacitação de profissionais do Direito e da força policial, em nível nacional e internacional, aplicando métodos
científicos a entrevistas com testemunhas/vítimas, e suspeitos, bem como para o reconhecimento de pessoas. Integra o Comitê Diretivo Internacional de Especialistas desenvolveu um protocolo universal de como conduzir entrevistas investigativas. També integra o Grupo de Assessoramento Técnico da CTI
(Convention against Torture Inniciative), organização ligada à ONU.
Participou em 2021-2022 do Grupo de Trabalho – Reconhecimento de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinado à realização de estudos e
elaboração de proposta de regulamentação de diretrizes e procedimentos para o reconhecimento pessoal em processos criminais e a sua aplicação no âmbito do Poder Judiciário.
|
Palestra:
Governança Multinível em Segurança Pública
|
Dra. Patrícia de Sá Freire
EGC/UFSC
|
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestre em EGC pelo mesmo Programa. Possui graduação em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ. É especialista em Marketing pela ESPM/RJ em Psicopedagogia pela UCB/RJ. Tem experiência e pesquisa nas linhas de Governança do Conhecimento; Governança Multinível; Governança de Redes de Aprendizagem; Gestão do Conhecimento; entre outras. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC).
|
Palestra:
Mecanismos de proteção da Constituição Federal e do Regime Democrático
|
Márcio Alberto Gomes da Silva
Chefe do Serviço de Pesquisa e Publicações/DIREN-ANP/PF
|
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, é doutorando em Direito e Segurança pela Universidade NOVA de Lisboa, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, é especialista em Ciências Criminais pela UNAMA/UVB e especialista em Inteligência Policial pela Escola Superior de Polícia da Polícia Federal – CESP/DIREN-ANP/PF. Autor de livros jurídicos (autor de obras individuais e coautor de obras coletivas). É Delegado de Polícia Federal, chefe do Serviço de Pesquisa e Publicações da Escola Superior de Polícia – SPP/CESP/DIREN- ANP/PF, Professor da Escola Superior de Polícia da Polícia Federal – CESP/DIREN-ANP/PF, de cursos preparatórios para concursos públicos e de cursos de pós-graduação.
|
Palestra:A questão intergeracional e a Previdência Social
|
Alessandro A. Stefanutto (Presidente do INSS)
|
Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, possui pós-graduação em Gestão de Projetos e especialização em Mediação e Arbitragem FGV, além de ser Mestre em Gestão e Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Madrid (ESP).Foi aluno do Colégio Naval – localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), Aspirante da Escola Naval e logo em seguida atuou no Tribunal de Justiça de São Paulo, foi Técnico da Receita Federal – atuando na área aduaneira e de tributos internos, Procurador Autárquico Federal junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, exerceu, ainda, suas atividades junto a Consultoria Jurídica do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi Procurador Geral do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Atuou como Procurador Federal da Carreira da Procuradoria Geral Federal.
|
Palestra:
Mecanismos de enfrentamento a crimes cibernéticos
|
Palestra: Ordem Pública – Evolução PMSC 4.0
|
Coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA
(Comandante-geral da PMSC) |
Possui Formação de oficiais (CFO), aperfeiçoamento de oficiais (CAO) e formação superior de polícia militar (CSPM) na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT).
Formação militar externa corporis: Curso de Engenharia de Informação e Mandarim realizado na Universidade do Exército de Libertação Popular da República Democrática da China. Especialização em Altos Estudos de Política e Estratégia, no Curso Superior de Defesa na Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa – Rio de Janeiro. Comandou o 1º Pelotão e a 1ª Companhia de Pronta Resposta da FNSP nas operações policiais de combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro; comandante da companhia independente de Força Nacional na Operação Carcará – Maranhão, Comandante da Companhia Independente de Força Nacional na operação estrela radiosa – Alagoas; Comandante do Batalhão Escola de Pronto Emprego – Gama-DF; Coordenador de planejamento, comando e controle dos jogos panamericanos e parapanamericanos e do revezamento da tocha panamericana e parapanamericana – Jogos Rio 2007, Comandante do Batalhão de Eventos e Operações e do Grupo de Trabalho para o planejamento, comando e controle dos jogos olímpicos e paraolímpicos – RIO 2016, considerada a maior operação de logística desde a 2ª guerra mundial e o maior evento esportivo do planeta.
Como oficial superior exerceu as seguintes funções: Subdiretor de Logística e Diretor de Logística e Finanças, Chefe de Planejamento e Operações do Comando-Geral, Chefe do Estado-Maior Geral. Antes de assumir o Comando-Geral da corporação, exercia a função de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da PMSC.
Possui o Curso de Salvamento em Altura e de Mergulho Autônomo realizados no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Destaque para o Curso de Missão de Paz Da ONU, patrulhamento em áreas de alto risco (BOPE/ PMERJ), resgate de reféns, e o curso de operações especiais – Caveira PMSC.
É especialista em atividade física e qualidade de vida – Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em administração em segurança pública – Universidade do Vale do Itajaí, e mestrado em engenharia e gestão do conhecimento – Universidade Federal de Santa Catarina.
Participou de missões de comando e operações junto à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
|
Palestra:
Mecanismos de enfrentamento a crimes cibernéticos
|
Valdemar Latance Neto
Delegado de Polícia Federal, Coordenador-Geral de Combate a Crimes Cibernéticos
|
Especialista em Inteligência Policial pela Academia Nacional de Polícia (2014). Possui graduação em Direito pela Universidade de Sorocaba (2002). É Delegado de
Polícia Federal, atualmente é Coordenador-Geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCIBER/PF).
Conduziu operações policiais na Unidade de Inteligência Policial de Sorocaba/SP, no Grupo Especial de Investigações Sensíveis de São Paulo (GISE/SP) e no Setor de Inteligência Policial da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo (SIP/SR/PF/SP). É também professor da Academia Nacional de Polícia (ANP/PF) e vice-líder do grupo de pesquisa em Criminalidade Organizada Cibernética, certificado pela Escola Superior de Polícia junto ao CNPq. Autor do livro “Dispensa e Inexigibilidade de Licitação: A responsabilidade civil e criminal de seus agentes”.
|
Palestra:
Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON)
|
Sergio Luiz Goulart Duarte
General de Brigada (turma de formação AMAN-1981)
|
Atualmente, Gerente do Programa Estratégico do Exército SISFRON. Foi Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Defesa (2015-2019). 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército (2014 -2015). Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira-AM), entre janeiro de 2012 e abril de 2014. Subchefe do Gabinete do Comandante do Exército (2011). No exterior foi Oficial de Ligação junto ao Centro de Armas Combinadas do Exército dos EUA (2008-2010) e Observador Militar da Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), em 1995. Condecorações: Medalha do Serviço Amazônico (Bronze), Medalha Meritória de Unidade Conjunta do Exército dos Estados Unidos da América, Medalha de Serviço Meritório do Exército dos Estados Unidos da América, Medalha Estrela Militar das Forças Armadas do Equador. Cursos: Curso de Guerra Eletrônica na Grã-Bretanha (1994). Estágio de Guerra Eletrônica na Alemanha (1993). Curso de Guerra Eletrônica Categoria “A” – CIGE (1989). Curso Básico Pára-Quedista – CIPqdt GPB (1984). Curso de Formação de Oficiais de Comunicações – AMAN (1981).
|
Palestra:Technological solutions from the Forensic Institute of the University of Zurich – a look to the future.
|
Sören Kottner
|
Engineer at the Institute of Forensic Medicine at the University of Zurich – (Switzerland).
|